terça-feira, 5 de junho de 2007

HANDLER


Handler é um profissional especializado em treinar e apresentar os cães nas exposições caninas. O objetivo principal deste profissional é fazer com que seu cão esteja impecável no dia do julgamento, não apenas bem treinado e sabendo o que se espera dele em cada momento, mas também limpo e saudável.

Uma boa apresentação do cão pode fazer a diferença na hora do julgamento, uma vez que um cão bem condicionado e treinado, será sempre mais fácil de analisar do que um cão que não pára quieto para o juiz.

Handlers e adestradores são profissionais com objetivos diferentes. Um handler precisa conhecer práticas modernas de adestramento para ensinar o seu cão, mas os adestradores que se especializam em treinar seu cão para comandos de obediência nem sempre terão experiência para educar seu cão para participar de exposições.
Não há nenhuma obrigatoriedade em contratar um handler para apresentar seu cão numa exposição. Você mesmo poderá fazer isso e com muito treinamento, conseguir resultados satisfatórios, mas se você acha que não conseguirá conter o nervosismo ou se não quiser despender tempo em treinamentos pessoais, a melhor coisa é procurar um BOM profissional.
Alguns cuidados são essenciais para a escolha de um handler.
· Assim como o veterinário do seu cão, o handler deve ser, sempre, um profissional qualificado e com experiência no assunto.
· Procure sempre se aconselhar com os criadores e expositores mais experientes sobre os handlers que atuam no Brasil.
· Antes de escolher seu handler, perca algum tempo coletando informações sobre o profissional com seus clientes e ex-clientes.
· Verifique se o handler aparenta ter experiência é reconhecido pelos outros.
· Analise a reação dos cães que ele apresenta, se é gentil e amável com o cão antes, durante e depois das apresentações.
Após escolher o seu handler, combine claramente com ele como ele será remunerado e quais são as responsabilidades que caberão a ele e a você durante o tempo que ele apresentará seu cão.
Existem diversas formas de remuneração em vigor no mercado: pacotes mensais, custo por dia, custo por pista, custo por colocação do cão na exposição. É importante também que sejam estabelecidos os custos que você deverá arcar além das apresentações e treinamento, como por exemplo, despesas de viagens, custos extras com alimentação do seu cão ou mesmo para que ele realize a inscrição de seu cão nas exposições. Procure ter esses dados por escrito antes do acerto final.

profissão de Handler é exercida por pessoas, homens e mulheres, que aprendem de uma maneira ou de outra a apresentar cães em exposições de cinofilía, promovidas pelos Kennels Clubs, no Brasil e no exterior. É uma profissão bastante complexa, pois temos que saber de tudo, um pouco. Temos que conhecer obrigatoriamente os Padrões das Raças que trabalhamos, particularmente conhecer o temperamento de cada animal, temos que ter uma forte noção de estrutura, coisa rara, pois poucos conhecem bem a movimentação típica de cada raça que lidamos, nunca esquecendo que cada cão tem sua particularidade.
O Handler profissional tem que ser organizado, pois sem isso a Exposição fica complicada, alguns profissionais são especializados em determinadas raças, como por exemplo, Yorkshire, Shih Tzu e outros de muito pelo, já outros apresentam muitas raças distintas, o que complica um pouco, mas se tiver um bom assistente, as coisas ficam mais fáceis, pois a figura do assistente é importante para substituir o Handler Principal na entrada dos cães, e esse assistente tem que ser da maior confiança do Principal, pois tem que substituí-lo sem que prejudique o cliente.

É importante ter conhecimentos básicos de estrutura e dinâmica, o que faço questão de ministrar nos cursos que ministro, para pessoas que queiram aprender essa arte.
Dinâmica e Estrutura são matérias extremamente importantes no dia a dia de um Handler, pois com novos cães de clientes, o profissional tem que ter conhecimentos básicos para aconselhar e alertar sobre problemas estruturais, que seu futuro pupilo possa ter.
Resumindo, apresentar cães é uma verdadeira arte, pois a função do Handler é tentar minimizar os defeitos e realçar as qualidades do cão que esta sob seus cuidados, não esquecendo que saber fazer Grooming e Triming é fundamental, mas isso fica para um próximo bate-papo.

Roberto da Guia



Nenhum comentário: